BLOG

Home > Pepe Go Outside > Abrolhos – um mergulho com as Baleias…

Abrolhos – um mergulho com as Baleias jubartes

Nenhum comentário

Abrolhos – um mergulho com as Baleias Jubartes

Plena terça feira, 10 horas da manhã, sentado na mesa do escritório com dezenas de planilhas abertas. Eis que surge um e-mail da empresa Master Dive, nossa parceira, com o seguinte título:  “Venha mergulhar com as Baleias Jubartes em Abrolhos

Pronto! Sementinha lançada, plantada e enraizada! Foi só o tempo de soltar o tradicional: “- Vamos viajar?” para escutar a já esperada resposta: -“VAMOS!”  e começar a planejar mais essa aventura. Começamos a nos preparar para a viagem que iria durar 3 dias em alto mar, juntinho das baleias. E que agora vamos contar para vocês tin tin por tin tin como foi essa emocionante aventura!

VEM COM A GENTE!

O arquipélago de Abrolhos, localizado a 75 km do continente, é conhecido como o local onde as baleias Jubartes se encontram para se reproduzir entre os meses de julho a novembro. Elas saem das águas frias da Antártica para migrarem em direção à costa brasileira.

Como chegar em Abrolhos

A aventura começa já na ida para a pequena cidade de Caravelas, na costa baiana. Para chegar até lá, é necessário voar para o aeroporto mais próximo, que fica na cidade de Teixeira de Freitas, há 90 km de distância. Para fazer jus ao tamanho do aeroporto, a única companhia aérea que trafega por lá é a Azul, e em aeronaves de hélices. Estamos sempre rodeados de emoção, né? Para os menos corajosos, a outra opção mais segura é o aeroporto de Porto Seguro à 260 km de distância.

Atobás de Abrolhos

Chegamos em Teixeira de Freitas na quinta feira a tarde e pegamos o ônibus que passa na frente do aeroporto para a cidade de Caravelas. É bom conferir os horários pois em cidade pequena nada é muito certo. Nosso ônibus demorou a chegar e tivemos que ligar na rodoviária para ter certeza que ele viria. Custou R$ 18,75 e demorou mais 3 horas para chegar ao nosso destino, naquele pinga-pinga de cidade em cidade.

DICA DE OURO: se juntar com mais 3 ou 4 pessoas dá para fechar um valor camarada com os taxistas do aeroporto. Sem precisar chorar muito, dá para chegar a R$ 120,00 na viagem e demorar 1h30 no máximo até Abrolhos.  ; )

Caravelas não tem muitas opções de hospedagem e nós dormimos na pousada Encanto de Abrolhos nessa noite. Outra DICA DE OURO para essa viagem: como os passeios saem muito cedo, os horários de vôo são ingratos e os kms de quem vai de carro ou ônibus são muitos. Além disso tem as 24hrs de intervalo entre o último mergulho e o próximo vôo, por isso não tem como fazer essa viagem sem contar com um dia da ida e o dia da volta incluídos na viagem. Então reserve pelo menos 5 dias para essa aventura (3 dias embarcado mais 1 antes e 1 depois) 😉

Depois de uma noite de ansiedade e muitos pernilongos (não esqueçam o repelente por nada!!), sexta feira, 6 da manhã já estávamos prontos para pegar o catamarã junto com os outros 23 mergulhadores que embarcaram com a gente nessa aventura. Barco enorme, com diversas cabines e no comando de toda operação, estava a Abrolhos Embarcações.

Vídeo 360! pode dar play e mexer com o mouse ; )

Baleia!

A navegação para Abrolhos dura cerca de 4 horas para percorrer os 70 km de mar aberto até o arquipélago. E o show começa logo de cara: esguichos de gotículas de água mostram a localização das Baleias Jubartes por todos os lados. Pelo caminho, a empolgação toma conta da galera que fica a espreita para avistar uma nova aparição e gritar “BALEEEEEEEIA”.

No caminho todo avistamos dezenas de baleias, que localizávamos pelos “espirros das costas”, pelos saltos ornamentais ou pela barbatana, que pode chegar a 1/3 do seu tamanho total. Todas as baleias que víamos, era uma empolgação contagiante, multiplicada por 10 quando elas saltavam para fora d’água, e multiplicada por 100 quando chegavam perto do barco. Emoção sem fim antes mesmo de chegar em Abrolhos.

Simm!!!! Elas passam raspando no barco, mas logo se assustam com o barulho do motor e os pequenos gritos de excitação e desaparecem no mar, nos deixando com aquele brilho mágico nos olhos, iguais criancinhas assistindo um espetáculo pela primeira vez.

Chegando no arquipélago de Abrolhos, almoçamos e fomos fazer nosso primeiro mergulho do dia – dos nove programados. Águas claras, quentes e cheia de vida. Logo mudamos de local e mergulhamos novamente. No fim do dia, caímos na água de novo para mais um noturno. Assim mesmo: o ritmo é frenético para aproveitar cada segundo. Do jeito que a gente gosta.

Mergulho Abrolhos

Nossa embarcação era super bem equipada e ainda contava com um Master Chef que cozinhava o tempo todo preparando todas as refeições para a tropa, e muito bem, diga-se de passagem.

Naufrágio Rosalina

No segundo dia acordamos com o céu cheio de nuvens e vento. Esperamos o sol ficar mais a pino para começarmos nossos mergulhos do dia.  Logo de cara fizemos o primeiro naufrágio: Rosalina. Um navio cargueiro que transportava cimento e cerveja, em 1955 e foi dinamitado após encalhar. Para nossa alegria ele está super bem conservado e pudemos até brindar com as cervejas que encontramos por lá!

Após o mergulho ficamos reféns do tempo que nos proporcionou apenas a visita à ilha de Santa Bárbara de Abrolhos. Por se tratar de uma base militar, é expressamente proibido o desembarque na ilha. Apenas com autorização do II Distrito Naval localizado em Salvador é possível visitar essa ilhota que é a única do Arquipélago que possui alguma infraestrutura com umas 5 casas para os militares e o farol (quem fechar o passeio já está inclusa a autorização).

Curiosidades da Woopie: O farol de Abrolhos foi inaugurado em 1861 e seu alcance pode chegar a 95 km de distancia (o segundo mais distante do mundo), porém pela rotação da terra só é possível avista-lo à 35 km.

Mergulho Abrolhos

Woopie em Abrolho

Pensa que o dia acabou? Nada! Aqui só acaba quando termina… rs

Por isso ainda fomos para a água para outro mergulho noturno !!! Peixe morcego, badejos, tartarugas e alguns outros fizeram a nossa felicidade. Felizes, contentes e de barriga cheia, fomos dormir para nosso terceiro dia de mergulho.

Último dia embarcado, programamos um mergulho matutino para quando voltar começar a arrumar as malas. Não sabíamos que além do mergulho iríamos desembarcar na segunda ilha passível de visitação: a Ilha Siriba. Ela faz parte do Parque Ecológico protegido pelo ICMBIO e só é possível o seu trajeto com os pesquisadores do parque. Na ilha que não deve ter mais que um campo de futebol de área, só é possível caminhar sobre a trilha demarcada, sem nem pensar em pisar na grama da ilha, ou subir nas encostas e pedras para tirar fotos. As habitantes da ilha, as aves Atobás, montam seus ninhos por todos os lados, e é possível chegar bemmm pertinho delas. Uma até chegou a dar uma bicada na câmera do nosso embaixador @pepefiamoncini que abusou da coragem e chegou perto demais kkkkkk. Tirando isso, elas são super tranquilas e mal ligam para a presença dos aventureiros que estão na ilha.

Abrolhos

Arquipélago de Abrolhos

Seguimos de volta à espreita para avistar novas baleias. E não é que achamos!? Estávamos dando uma cochilada quando sentimos o barco desacelerar – movimento típico de quando temos baleias perto. Pepe deu um pulo da cama carregando sua Nikon e correu para o convés. Nos juntamos aos outros mergulhadores para assistir o espetáculo que estava por terminar: uma jubarte enorme com seu filhote saltitante nos presentou com sua proximidade.  Além de lindo, foi impressionante: parecia que eles estavam se despedindo de nós, percebendo nossa presença, deixando o grand finale cheio de saltos, muito melhor do que imaginávamos que ia ser.

DICAS: os barcos estilos catamarãs são mais estáveis a que os de 1 casco, pois dividem o contato da água em 2 pontos. Porém, não deixem de levar remédios para enjoo!

#woopiesports #abrolhos

Não tirem nada do mar, se não fotos.

Não deixem nada no mar, se não recordações.

Não levem nada do mar, se não sentimento.